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Abacate: fruto versátil e saudável!

O abacate é uma fruta originária do México e da América Central e, apesar de ser lembrada por seu alto índice calórico, traz diversos benefícios para a saúde, inclusive para a prevenção do Alzheimer. Ela é extremamente versátil, podendo ser consumida como creme, batida e pedaços em pratos salgados ou doces.

O abacate e suas propriedades benéficas a saúde
Durante muito tempo, essa fruta foi conhecida por ser muito calórica, porém suas propriedades trazem muitos benefícios para saúde.

Um estudo recente do Centro de Nutrição Humana da Califórnia (Ucla) afirma que o abacate consegue regular os níveis de colesterol do corpo quando consumido regularmente. Isso ocorre porque a fruta possui gordura monoinsaturada que é capaz de diminuir os níveis de mau colesterol (LDL) e aumentar os de bom colesterol (HDL).

Também se sabe que a fruta reduz o estresse oxidativo diminuindo as chances de desenvolver diabetes, doenças do coração, câncer, artrite e catarata por  conter ômega 9, ômega 6, vitamina E, beta-sisterol e glutationa. Essas propriedades também o tornam capaz de proteger o corpo dos radicais livres, retardando o envelhecimento.

Como contém ômega 3, vitamina E e ácido fólico, o abacate é considerado ótimo para o cérebro. Alguns estudos apontam que suas propriedades ajudam na prevenção da doença de Alzheimer e diminui o avanço dela em suas fases iniciais.

O abacate nas dietas
Como é extremamente rico em fibras, a fruta auxilia no funcionamento intestinal e confere saciedade por um tempo prolongado. Ele também reduz picos de glicose e os níveis de colesterol no sangue.

Assim, apesar de ter alta concentração de gorduras e calorias, sua inclusão em uma dieta equilibrada auxilia na perda de peso. O indicado é que seja consumido no máximo meio abacate por dia.

O abacate e sua versatilidade
No Brasil, o abacate é considerado uma fruta doce. As formas mais comuns de consumi-lo são amassado com açúcar e batido. Porém, existem várias possibilidades na hora de prepará-lo.

Na América Central, é comum pratos salgados preparados com abacate, como o guacamole ou junto de legumes em saladas. Abaixo, selecionamos duas receitas que já ensinamos aqui no blog que tem o abacate como ingrediente principal. Clique nas imagens e confira!

Receita de Creme de Abacate

Receita de Guacamole
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