Você gosta de fazer seu pão 100% integral em casa? Aqui está uma receita que nossa nutricionista costuma preparar! Experimente!

pão integral

 

Tenho visto muitas marcas de pão integral utilizando vários grãos, vários nutrientes bons, lamento que ainda misturem a farinha branca, que não nos fornece as fibras que tanto nosso corpo precisa.

Que tal experimentar uma receitinha nova? Este Pão Integral você pode modificar a receita, mudar as ervas, reduzir um pouco a farinha de trigo integral e acrescentar quantidade proporcional de aveia, centeio, quinua ou amaranto, quanto mais criatividade, melhor…maior a quantidade de nutrientes!!

Vamos aos ingredientes (utilize de preferência, alimentos orgânicos):

- 1kg de farinha de trigo integral orgânica
- 50g de manteiga
- 150g de farinha de trigo branca (nova sugestão para quem não quiser usar a farinha refinada: use a farinha integral, peneirada)
- 40ml de azeite de oliva extra virgem
- 40g de sementes de linhaça marrom
- 40g de semente de girassol
- 40g de sementes de gergelim
- 30g de açúcar marcavo
- 15g de sal marinho
- 2 col de sopa de orégano
- 2 col. de sopa de alecrim
- 2 col. de sopa de manjerição fresco
- 100g de azeitonas sem caroço picadas
- 30g de fermento biológico granulado (para pão)

Água morna para dar ponto e sovar, comece com 700ml, a massa não pode ficar dura demais.

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno em temperatura baixa (150 graus).
Em uma tigela grande ou bacia, derreta a manteiga na água morna e acrescente a farinha de trigo integral, o sal, o açúcar, o azeite, o fermento e as sementes. Reserve a caneca de farinha de trigo branca para trabalhar a massa na superfície. Misture tudo e acrescente a água morna. Amasse bem com as mãos. Sove a massa até que sinta-a crescendo e fique bem homogênea, facilmente desgrudando das mãos.
Divida a massa em 4 forminhas untadas e deixe-a crescer até que dobre de volume. Leve os pães ao forno e deixe assar por 40-45 minutos. Retire do forno, deixe esfriar um pouco (10 minutinhos) e cubra-os com um pano limpo e úmido, para que a casca não fique muito dura.

Esta receita é dobrada, para elaborar menor quantidade, basta dividir pela metade. O Pão pronto pode ser congelado, retirando bem o ar da embalagem que pode ser saco plástico.

A receita total rende 2,315kg de pão integral que fornece 5.550kcal. Rende 46 pedaços de 50g fornecendo cada um: 120kcal.

Bom apetite!!

Um abraço,

Luciana de Oliveira Collares Machado

Nutricionista da Equilíbrio & Sabor Culinária Light

www.equilibrioesabor.com.br

Siga-nos no Instagram: http://instagram.com/equilibrioesabor

 

 

3 ideias sobre “Você gosta de fazer seu pão 100% integral em casa? Aqui está uma receita que nossa nutricionista costuma preparar! Experimente!

    1. Equilíbrio & Sabor Culinária Light Autor do post

      Olá Daiane, tudo bem? Obrigada por participar de nosso blog!! Seja muito bem-vinda!

      Se você já fez pão integral, você deve saber que para trabalhar a massa na superfície e literalmente “meter a mão na massa” para que ela levede adequadamente e o pão cresca e fique bonito, precisamos enfarinhar a superfície e ir sovando aos poucos.

      No caso desta receita, eu não sei se a pessoa que está lendo-a já fez pão alguma vez na vida, então vou contar sobre minha experiência: quando eu ainda era estudante de nutrição, eu fiz um pão e ninguém me disse para utilizar a farinha branca ou integral peneirada para trabalhar a massa na superfície. RESULTADO: se o pão assado caísse no pé de alguém, perigava quebrar o pé!! hehehe…então, fui adequando conforme eu achava melhor trabalhar e que o resultado ficasse um pão gostoso e que as pessoas gostassem. :)

      Sugiro que você utilize então, a farinha integral também para enfarinhar a superfície, só que peneirada. ;)
      DICA: cuide com a umidade do pão, pois usando a farinha integral ela absorve mais água e precisamos cuidar para que o pão não fique com a massa muito dura.

      Um abraço, querida!!

      Responder
  1. Eleide

    ola luciane gostei muito da sua receita, faco pao 100% integral para venda e nao coloco farinha o marmore para sovar..sovo ele normalmente e moldo.Beijokas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>