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Iogurte Natural Caseiro [ou Zero Lactose]

Você sabia que com um copinho de iogurte natural que você compra no supermercado, você consegue fazer mais 2 litros de iogurte super saudável?
E mais, que se você for intolerante à lactose, que pode fazer o seu iogurte zero lactose? É mais simples do que você imagina…aprenda a fazer o seu! :)

Aprenda a Fazer o seu Iogurte

Receita Iogurte Natural Desnatado (excelente ter sempre em casa para um lanche rápido, acrescentando granola, sementes de chia, frutas secas e nozes, geléias…é um lanche bem completo, dispensando o pão por já utilizar a granola; ou para servir de base para molhos de saladas ao invés de ainda utilizar a maionese!).

Ingredientes:
2 litros de leite desnatado (ou pode ser o zero lactose)
4 col. de sopa de leite em pó integral (Serve para fortificar seu iogurte. Pode ser zero lactose.)
1 pote de iogurte natural desnatado (ou zero lactose)
O importante é que se você optar por fazer ZERO LACTOSE, todos os ingredientes terão que ser zero lactose. ;)

Preparo:
Acenda o forno para pré-aquecer.
Ferva o leite. Quando tiver baixado a temperatura, ter ficado morno que você tolere testando com o dorso da mão, estará no ponto para adicionar o iogurte e o leite em pó. Mexa bem para dissolver bem os grânulos do iogurte e o leite em pó e guarde em local quente, que mantenha esse calorzinho por mais tempo (no forno pré-aquecido, desligado e deixe a mistura dentro, tampada até o outro dia) por 12h aproximadamente.

Inspire-se! Crie suas receitas! E se precisar de uma mãozinha, entre em nosso site: www.equilibrioesabor.com.br

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Adicione sua geléia de frutas vermelhas favorita e açúcar mascavo para enriquecer ainda mais seu lanche! Não utilize açúcar refinado, ele não tem nada a adicionar além de calorias vazias.
Enriqueça seu lanche ou desjejum adicionando granola, cereais que sua preferência. É muito nutritivo.

Espero que você faça e me marque aqui no blog ou em nossas redes @equilibrioesabor e @nutriluoliveira me conte como ficou! Vou adorar ficar sabendo.
Um beijo e até a próxima!

Nutriluoliveira ;)

Como Fazer uma Lista de Compras

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Quando planejamos e compramos com antecedência, isso ajuda a conseguir melhores opções e evitar comer qualquer coisa que está no seu alcance quando bate àquela fome à noite.

Planeje com antecedência o que irá cozinhar. Nada melhor para começar bem uma dieta ou mesmo organizar a alimentação da família do que o planejamento. Vamos gastar aí em torno de 25-30 minutos por semana para elaborar um cardápio. E depois, é hora de fazer as compras para que nada falte.
Quem já não foi ao supermercado fazer compras achando que iria memorizar tudo de cabeça e não iria esquecer de nenhum item ou acabou trazendo o que nem precisava?

Então a melhor maneira de não correr o risco de acabar faltando algum ingrediente na hora de ir para a cozinha e atrasar tudo, é ler a receita e anotar os ingredientes. E aqui vai uma dica: anote com uma pequena margem para maior, para que não falte a quantidade necessária.

Geralmente as receitas vem em medida caseira, outra dificuldade para quem não tem uma noção de quantidades.
Então nossa sugestão é você adquirir alguns medidores até que tenha maior noção das quantidades. Como estes:
utensilios para medir

Comece pesando e criando as suas medidas caseiras, assim nunca terá erro em uma receita. Se uma receita vier em peso, gramas ou ml, você poderá pesar ou medir e registrar o correspondente em medida caseira. Registre em um caderno ou livrinho de receitas para que fique sempre à mão, na cozinha.

Agora o mais importante: adote uma maneira de registrar sua lista. Pode ser no celular, no bloquinho da cozinha, em um papelzinho, mas nunca vá ao supermercado sem a lista. Reúna as receitas que for preparar, some os ingredientes listando os tipos e categorias: gêneros secos, leite e derivados, carnes, hortifrutigranjeiros.

DICA da Nutri: deixe os refrigerados e gelados para colocar no carrinho ao final das compras, para que eles não fiquem derretendo no carrinho e não perderem qualidade.

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Exemplo de Lista de Compras: Lista_de_compras
DICA DA NUTRI: nunca vá ao supermercado com fome!

Aproveite esta experiência, curta a cozinha e bom apetite!
Nutricionista Luciana de Oliveira C. Machado – CRN² 13862D

Conheça um pouco mais sobre nossa Nutricionista: https://www.instagram.com/nutriluoliveira/

Varie os Tipos de Preparações – Varie Nutrientes

Cores variadas em uma só preparação, facilita a prevenção de doenças, suprindo nosso organismo de nutrientes indispensáveis.
salada colorida
Procure variar nutrientes, através de uma alimentação bem colorida, este é um dos segredos para ter uma alimentação saudável e uma saúde de ferro. Só assim conseguimos suprir nosso corpo com nutrientes de primeira e nos mantermos saudáveis.
Quanto mais colorida for a refeição, mais rica em nutrientes. Claro que podemos dar uma mãozinha para nosso corpo absorver melhor esses nutrientes, como por exemplo, deixando o cafezinho e todos os alimentos que contenham cafeína (chá verde, chá preto, refrigerantes à base de cola, chocolate, etc) bem longe das grandes refeições, isto porque ela impede a absorção de alguns desses nutrientes.

Dieta-Colorida

Muitas vezes a alternativa melhor é comer fora de casa, quando não temos vontade ou tempo de ir para a cozinha preparar uma grande variedade de alimentos para consumo, como seria o recomendado. Felizmente já existem várias opções de restaurantes que oferecem alimentação saudável e variada. Só cuidar com a gordura saturada, evitando as frituras para não comprometer a qualidade da refeição. Outra alternativa que sempre podemos contar é o ultracongelamento. Quando preparados por empresas sérias, conservam plenamente os nutrientes. O ultracongelador é um equipamento de ponta que tem a capacidade de congelar grande quantidade de comida em um curto espaço de tempo, preservando nutrientes, sabor e textura dos alimentos.

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Conheça nossos programas: http://equilibrioesabor.com.br/index.php/programa-interna/spa-liquido-gourmet-1150kcal–62

Procure variar sua alimentação sem ser radical, tente alimentar-se o mais saudável possível, mas permita-se o equilíbrio. Todo excesso, mesmo que seja de uma alimento bom, pode causar males à saúde.

Conheça um pouco mais sobre nossa Nutricionista: https://www.instagram.com/nutriluoliveira/